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Disco de freio

Fixado na roda do veículo, o disco de freio tem a função de reduzir o movimento giratório da roda ao receber o atrito das pastilhas.

Durante a frenagem o disco de freio suporta altas temperaturas e esforços mecânicos extremos. O uso de discos de freio com espessura abaixo da mínima especificada pelo fabricante do veículo poderá ocasionar sérios problemas, como:

 

1 – Maior possibilidade de superaquecimento dos freios devido à menor quantidade de material;

2 – Menor resistência mecânica da peça, podendo ocorrer empenamento, trincas ou até mesmo a quebra total do disco de freio;

3 – Travamento do êmbolo da pinça de freio.

Quando houver troca dos discos de freio estas devem ser efetuadas nos dois discos de um mesmo eixo. A medida para retífica de discos de freio não poderá ultrapassar 0,5mm de cada lado do disco e deve-se observar também as indicações de espessura mínima.

Pastilhas de Freio

As principais responsáveis pelo carro frear com segurança são as pastilhas de freio. Por causa do atrito causado entre elas e o disco de freio, o carro tende a parar.

Veículos que transitam com frequência em cidades, onde existem trânsito, cruzamentos e semáforos, tendem a gastar mais as pastilhas, já que a frenagem é mais frequente.

Quando trocar as pastilhas de freio?

Pelo fato de que o modo de dirigir de cada motorista é diferente um do outro, não há como dizer a duração exata da qual as pastilhas de freio devem ser trocadas, porém, a ABC Pneus recomenda revisar a situação delas a cada 10 mil quilômetros rodados.

A ABC Pneus trabalha com as melhores marcas do mercado e conta com profissionais especializados para avaliar a situação das pastilhas de freio do seu carro.

Fluido de freio

Fluidos de freio é responsável por transmitir a pressão que faz acionar as pastilhas lonas de freio contra os tambores e discos de freio do veículo.

O fluido de freio absorve água e, no reservatório, fica em contato direto com o ar (devido ao respiro na tampa) e submetido à umidade. Com o passar do tempo, há um aumento na quantidade de água nesse fluido. Considerando que o sistema de freios trabalha em altas temperaturas, o que um fluido novo suporta com segurança, o uso e acionamento constante do sistema de freios do veículo ao longo do tempo, fará com que o fluido contido dentro do reservatório, absorvendo a umidade do ar altere a sua composição, baixando assim seu ponto de ebulição (fervura).

 

Quando deve ser trocado?

  • Obedecendo a recomendação contida no manual do fabricante do veículo;
  • Preventivamente uma vez ao ano;
  • Preventivamente a cada 10.000 km;
  • Sempre que houver perda de fluido causada por vazamentos nos cilindros de roda, válvulas equalizadoras de pressão, cilindro mestre, flexíveis rachados, etc.

 

Quais são os danos provocados pela falta de regulagem/troca do fluido de freio?

  • Perda de ação do sistema de freio;
  • Oxidação de vários componentes que causa a diminuição da vida útil de peças como cilindro-mestre, roda, freio a disco, válvula reguladora de pressão, válvulas da unidade hidráulica do ABS (se o veículo for equipado com o sistema).

Tambor de Freio

O tambor de freio é uma categoria de freio, assim como o freio a disco.

Também conhecido como panela, este tambor é uma peça que contém internamente duas sapatas com lonas fixadas a elas. Quando o motorista freia, essas lonas são empurradas pelo cilindro da roda contra o tambor, provocando atrito. O tambor está ligado à roda, e esse atrito faz a roda frear e o veículo parar, consequentemente.

Assim como as demais peças automotivas, A ABC Pneus proporciona para seus clientes as melhores opções de tambores de freio, assim como sua troca.

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