Óleo

Existem milhares de peças de todos os tamanhos dentro de um carro, e boa parte delas precisa ser lubrificada para evitar desgastes e manter o bom funcionamento.

 

Mas não é qualquer tipo óleo que pode ser aplicado no carro. Um óleo de cozinha ou vaselina não terá o mesmo efeito de um óleo automotivo. Isso porque o óleo lubrificante usado nos carros foi feito para suportar a mudança rápida de temperatura do motor sem alterar suas características.

 

Quando trocar o óleo?

Conforme o tempo passa, o óleo lubrificante vai perdendo a viscosidade, isso faz com que a vida útil e desempenho do motor fiquem prejudicados, além de aumentar o consumo de combustível. Para isso não ocorrer é necessário trocar o óleo de tempos em tempos.

A recomendação média é efetuar a troca a cada 10 mil a 15 mil quilômetros rodados, ou um ano.

 

A ABC Pneus trabalha com as melhores marcas de óleo que o mercado pode oferecer.

Filtro de óleo

O filtro de óleo serve para reter as impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor, além de partículas derivadas da combustão.

Deve ser trocado juntamente com a troca de óleo, os especialistas recomendam que seja feita a cada 10mil km.

Se o filtro não for trocado no prazo correto, pode deixar partículas para o motor que vão danificar peças como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais. E, em casos extremos, podem fundir o motor.