Terminal de direção

Assim como o terminal axial, o terminal de direção faz parte do sistema de direção do carro e auxilia no movimento das rodas. É uma peça de metal com um sistema de articulação aplicado na sua extremidade. Tem a função de fazer a roda girar de acordo com o movimento do volante feito pelo motorista.

A durabilidade de um terminal de direção varia de acordo com a carga e exigência de trabalho realizado.  Um dos sinais que mostra que já está na hora de trocar o terminal de direção é verificando se há trepidação no volante do carro ao dirigir. Caso esteja trepidando, pode ser problema no terminal de direção. Quando está gasto, ele provoca esse treme-treme.

A melhor maneira de resolver este problema e trocar o terminal de direção é fazendo uma revisão na ABC Pneus, que conta com profissionais altamente qualificados para diagnosticarem e resolverem o problema.

Terminal axial

O terminal axial, também conhecido como barra axial, faz parte do sistema de direção do carro e auxilia no movimento das rodas. Está localizada na parte mais baixa do motor e tem a função de fazer a roda girar de acordo com o movimento do volante feito pelo motorista.

Todos os carros têm uma estrutura semelhante no sistema de direção, entretanto, cada veículo possui um tipo de terminal axial diferente, sendo o encaixe de cada uma que o distingue uma das outras.

Quando há dano nos terminais axiais, o problema geralmente está em suas conexões internas, por isso não existe como reparar o problema. A solução é trocá-lo; e o melhor lugar para fazer isso é na ABC Pneus, que oferece os melhores terminais axiais do mercado.

Filtro de combustível

O filtro de combustível é responsável por eliminar as impurezas do álcool ou da gasolina antes do combustível queimar. Fica localizado entre o tanque e o motor, evitando que sujeiras cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor.

É recomendado que seja trocado entre 10 mil km a 15mil km.

Se o filtro de combustível

Caso esteja vencido ou danificado, pode comprometer a bomba de combustível e sujar o sistema de injeção, especialmente os bicos injetores. Isso pode provocar falhas e afeta diretamente o rendimento do veículo.

Filtro de ar

O filtro de ar tem a função de separar e eliminar as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças móveis do motor, como pistões e biela.

Deve ser trocado quanto atinge a média de 10 mil quilômetros. Os filtros do ar não podem ser limpos com jato de ar, pois isso romperá os poros do meio filtrante.

Caso não seja efetuada a manutenção periodicamente, pode ocasionar em aumentos súbitos no consumo de combustível. O acumulo de sujeira faz com que o propulsor trabalhe mais para puxar o ar, elevando o consumo de combustível e deixando entrar impurezas que atingem o motor. Nesse caso, também há uma queda no desempenho do carro nas retomadas de velocidade.

Rolamento de roda

É uma peça que faz parte do sistema de transmissão. Ela ajuda a diminuir o atrito na rotação da roda, melhorando a eficiência. Sem o rolamento, a potência do motor que chega à roda seria menor.

Palhetas

As palhetas, ou limpadores de para-brisa, são itens de segurança, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. A boa visibilidade do motorista em dias de chuva depende delas.

Porém, as palhetas não são eternas. Conforme o tempo passa, elas vão se desgastando. Isso é perceptível ao notar rachaduras e empenamento das lâminas. Mas não é necessário esperar isso acontecer para trocar as palhetas. O tempo médio recomendável para a troca é a cada 12 meses.

A ABC Pneus oferece as palhetas das melhores marcas para todos os carros. Aproveite para trocar conosco!

Válvula de pressão (bico)

O bico do pneu é feito de metal por dentro e borracha por fora. E pelo fato de ser feito de borracha, conforme a roda esquenta, o bico resseca, ou seja, ele fica mais propício a rachar e rasgar. Essas rachaduras e rasgos permitem com que o ar escape mais rapidamente dos pneus prejudicando a frenagem e dirigibilidade em curvas.

 

Por isso é extremamente importante trocar os bicos de tempos em tempos para que o pneu não fique vazio. Um pneu vazio é mais fácil de ser furado, fazendo com que ele perca a garantia.

 

A ABC Pneus vende válvulas de pressão (bicos) e recomenda que sejam trocadas sempre ao adquirir um novo pneu.

Bateria

A bateria é fundamental para o funcionamento correto do automóvel. Suas funções principais são: fazer arrancar o veículo e fornecer energia à todos os componentes elétricos do mesmo.

Quanto tempo dura uma bateria?

A vida média de uma bateria chumbo-ácido automotiva é de 2 anos.

Porém, isso depende muito de fatores externos, tais como:

  • sistema de carga do veículo (corrente, tensão);
  • temperatura do compartimento onde a bateria está instalada;
  • fixação adequada;
  • bateria adequada ao veículo e os opcionais instalados.